Você é a favor ou contra o aumento de vereadores em Blumenau?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia do Enfermeiro



O vereador MARCO ANTÔNIO WANROWSKY, na sessão do dia 12 de maio, prestou homenagem ao Dia do Enfermeiro e à Semana de Enfermagem. "Para nós da área de saúde, em todos os níveis, eles são muitas vezes o braço direito e o também o esquerdo. O que seria de nós se não tivéssemos estas pessoas que se dedicam a cuidar dos pacientes, da medicação, do apoio psicológico e familiar?"
O vereador destacou a origem da palavra, que vem do Latim 'nutrix', que significa mãe que nutre, observou que o termo expressa bem a função da enfermagem. Parabenizou os enfermeiros por ser uma profissão que iniciou no antigo testamento, e é citada muitas vezes na bíblia sagrada. O Dia 12 foi escolhido em referencia a Florence Nightingale, abnegada da área de enfermagem e que foi espelho de dedicação já na época moderna.
Os técnicos, auxiliares e enfermeiros somam hoje no Brasil perto de 900 mil profissionais, o que mostra a força e a importância da profissão. "No mesmo momento em que dizemos que são imprescindíveis, infelizmente a sua valorização não está de acordo com sua importância. A jornada de trabalho da enfermagem muitas vezes é dupla, para poder oferecer à família melhores condições".
Durante a discussão do projeto de reforma do Estatuto do Servidor o vereador lutou no sentido de igualar o piso do técnico de enfermagem aos demais profissionais. "Mas só isso não é suficiente. Temos que rever o salário de todos os profissionais de saúde, e o prefeito tem uma oportunidade de dar um exemplo, discutindo as gratificações desta gama de profissionais que têm contato diário com o paciente, incluindo os médicos". Por fim, pediu à comunidade que respeite cada um que atende nos ambulatórios, porque a sua vida também é muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário